Parte do material aqui postado é retirado da internet, sempre que possível, colocarei os devidos créditos.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O Cinto da Verdade -Culto 2

       


 "Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade (...)" Efésios 6.14a

           'Em sua descrição da armadura de Deus em Efésios 6, Paulo não começa com os objetos mais conhecidos, como a espada ou o escudo. Ao invés disso, começa a sua lista dizendo-nos para nos cingir com "o cinto da verdade".
          De que Paulo estava falando? Precisamos raciocinar como um "soldado romano" por um momento.
          Os romanos não usavam calças, como fazemos nos dias de hoje. Eles usavam vestes ou togas, geralmente curtas no campo de batalha. Então, para mover-se rapidamente no campo de batalha, o soldado romano precisava puxar a toga até acima dos joelhos.
          Estando o cinto afivelado significava simplesmente que ele iria puxar para cima a sua toga e apertar o cinto uns dois furos, o que lhe daria a liberdade de movimentos que precisava.
          O cinto não era uma peça de destaque nas armaduras, mas era essencial para todo o resto. O peitoral estava preso ao cinto, assim como a bainha da espada. Se o seu cinto caísse, sua couraça iria cair e sua toga também - você pode ter a espada mais afiada na bainha, mas você está destinado a tropeçar em sua própria veste e parecer bem tolo nesse momento.
          Assim, o cinto era importante. É por isso que Paulo o colocou no topo da lista.
          Ter seu cinto apertado significa que você está pronto para a batalha e pronto para se mover. Precisamos estar sempre prontos. Não podemos nos dar ao luxo de tirar um ou dois dias de folga espiritualmente. Temos que manter nossa armadura em todos os momentos, porque no momento em que a tiramos, o diabo vai estar lá para nos atingir com força total'. (Fonte: http://professorpadua.blogspot.com.br/2014/10/cinto-da-verdade-professor-padua.html)

           Satanás luta usando mentiras. Ás vezes as suas mentiras soam como verdades. Mas somente os cristãos têm as verdades de Deus que podem vencer Satanás.
          Cingir quer dizer rodear, cercar, envolver em torno. Isso quer dizer que devemos estar rodeados pela verdade, envolvidos na verdade, cercados pela verdade. E a verdade é Jesus (João 14,6) e só através d'Ele vamos a Deus. A mentira não pode fazer parte da nossa vida, pois se permitirmos que as “brincadeirinhas”, as “mentirinhas” mesmo que parecem tão pequenas ou insignificantes, tipo: Primeiro de abril!, ou aquelas que costumamos chamar de mentirinha branca: Diz que não estou! E coisas desse tipo, tornamo-nos tão mentirosos como o próprio diabo. (João 8,44)
          A cintura ou abdômen era geralmente vista como a área das emoções. Ao proteger essa área com a verdade admite-se que as emoções creiam na verdade. Muitas vezes, a pessoa acredita em uma mentira por medo ou autopiedade. O cristão deve ter compromisso com a verdade independente das repercussões.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário