Parte do material aqui postado é retirado da internet, sempre que possível, colocarei os devidos créditos.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A Couraça da Justiça - Culto 3


          O peito é geralmente visto como o lugar onde se encontra a alma.O coração deve ser mantido limpo e justo, pois o pecado sempre dá uma chance para o inimigo.  
          Satanás ataca frequentemente o nosso coração - o centro das nossas emoções - dignidade e confiança. A justiça divina é a armadura do corpo que protege nosso coração e assegura a aprovação de Deus. O Senhor nos aprova porque nos ama... Por isso enviou Seu Filho para morrer por nós.
         A Bíblia diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4,33). 
         Estamos acostumados a ler este versículo usando uma idéia preconcebida de justiça pelas obras. Assim, pensamos que a justiça referida nesse verso é a nossa justiça própria. Nós dizemos "se eu for bom o suficiente e fizer boas obras, então eu vou ser justo". No entanto, nos esquecemos do que a Bíblia diz: "portanto, ninguém será declarado justo diante dele [de Deus] pelas obras da lei" (Romanos 3:20). 
          A justiça aqui não é a nossa justiça própria, mas a justiça de Deus. A armadura completa foi preparada para nós por Deus. É a "armadura de Deus". Não é uma armadura que construímos. A Palavra não diz "Faça sua armadura". Ela diz "revesti-vos de toda a armadura de Deus" (Efésios 6:11). Se a armadura é de Deus, então, de quem é a couraça da armadura? É de Deus. De quem é, portanto a justiça que é o peitoral? É a sua justiça própria adquirida através de suas boas obras? Não!           A justiça é de Deus, como aliás é toda a armadura, e portanto, será cada peça em separado. Você não compõe a armadura. Você apenas se reveste dela. No caso da justiça, isto significa que você a coloca no fundo da sua mente, em seu coração, que você é justo diante de Deus pela graça ("justiça de Deus") e assim você não tenta alcançar uma posição de auto-retidão diante dEle.
         Isso significa que você entende que diante dele "ninguém será justificado pelas obras da lei" (Romanos 3:20) e que "todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus e são justificados gratuitamente pela sua graça" (Romanos 3:23-24). 
          Você deve aceitar que graça é graça e obras são obras. É preciso compreender que quando a Bíblia diz graça, não significa graça com algumas obras. Como diz a Escritura: "E se é pela graça já não é pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça" (Romanos 11:6). Então, você estará "revestido com a couraça da justiça" (Efésios 6:14). Caso contrário, você vai deixar seu coração desprotegido e se tornará vulnerável à doença da condenação. Satanás irá prendê-lo através de sua astúcia, porque você não está vestindo a armadura de Deus, mas algo que você mesmo inventou. 
          Você está vestindo a couraça da justiça própria em vez de a couraça da justiça de Deus. No entanto, a couraça da justiça própria foi declarada defeituosa pela Palavra de Deus. Não é de admirar, portanto, que se você colocar esta "couraça”, você estará vulnerável à doença da auto-condenação causada por Satanás. Por outro lado, quando nós protegemos nossos corações com a couraça de verdade que é a justiça de Deus, então, o que as Escrituras dizem em Romanos 8:1 será cumprido em nossas vidas:

 “Portanto não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus"



Nenhum comentário:

Postar um comentário