Parte do material aqui postado é retirado da internet, sempre que possível, colocarei os devidos créditos.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A armadura de Deus - Culto 1



"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;"  Efésios 6:11-17



          As crianças precisam entender que temos uma batalha travada contra um inimigo o qual não se pode enfrentar de qualquer forma. É necessário acender em seus corações o desejo ardente de se fortalecer no Senhor e na força do Seu poder e entender porque elas passam por tantos momentos de medo e confusão.
          Muitos adultos pensam que Deus tem um relacionamento com as crianças tratando-as como "coitadinhas", "inocentes", "fracos", "isentos de responsabilidades". Mas Deus trata as crianças da mesma maneira que trata um adulto: Assim como nós adultos precisamos ser ensinados sobre os fundamentos da Palavra de Deus com o fim de sermos aperfeiçoados, também precisamos ensinar às crianças como lidar com os problemas que as cercam quando ninguém está perto para defendê-las.
          As crianças precisam reconhecer que seu maior inimigo não é aquele coleguinha que rouba o seu lanche na hora do recreio e, sim, o diabo que usa a vida daquele coleguinha para trazer tristeza e perturbação em sua vida.
          Quando nos tornamos filhos de Deus, nnão somente passamos a ser herdeiros das bênçãos de Deus como também dos inimigos de Deus. O mais ferrenho inimigo de Deus é Satanás, cujo objetivo é destruir todo o trabalho divino (João 8.44), mas Jesus veio para "destruir as obras do diabo" (1 João 3,8).
          Satanás é um annjo caído e, como tal, é somente um ser criado. Ele, de modo nenhum, é igual a Deus, o Criador. Embora Satanás seja superior ao homem em inteligência e força, não é de maneira nenhuma igual a Deus. Os crentes tem o poder do Cristo ressuscitado dentro de si, o que os protege.
         Adicionalmente foi dada aos cristãos a "Armadura de Deus", para que possam "ficar firmes contra as ciladas do diabo".

REVESTIR-SE DA ARMADURA DE DEUS

          Deus tem conhecimento de tudo o que acontece em nossa vida. Sendo assim, ele já sabia que o inimigo de nossas almas é um lutador incansável, que não desiste até que consiga nos destruir, providenciou um equipamento que nos faz mais fortes que qualquer inimigo que se levantar: sua armadura.
         Você já viu aquele filme "Homem de Ferro"? Pois é, o ator que representa o homem de ferro é um homem comum sem poderes especiais, se alguém tentasse matá-lo com certeza conseguiria pois ele está desprotegido sem sua armadura. Mas quado ele ia lutar de verdade, ele entrava na sua armadura e saía em combate! Ainda que armadura fosse danificada, ele não era ferido gravemente.
        A armadura de Deus sobre nós faz mesma coisa, nos protege de danos causados pelos ataques do inimigo. Mas não é só isso, a armadura de Deus também possui  uma arma para que, além de nos defender com a armadura, possamos atacar nosso inimigo e destruir o poder dele sobre nós.

1° CINTO DA VERDADE: Satanás luta usando mentiras. Ás vezes as suas mentiras soam como verdades. Mas somente os cristãos têm as verdades de Deus que podem vencer Satanás.

2° COURAÇA DA JUSTIÇA: Satanás ataca frequentemente o nosso coração - o centro das nossas emoções - dignidade e confiança. A justiça divina é a armadura do corpo que protege nosso coração e assegura a aprovação de Deus. O Senhor nos aprova porque nos ama... Por isso enviou Seu Filho para morrer por nós.

3° SAPATOS DE PRONTIDÃO PARA DIVULGAR O EVANGELHO: Satanás deseja nos convencer de que relatar as Boas-Novas é uma tarefa inútil e desprezível que o peso dessa tarefa é muito grande e que as respostas negativas serão demasiadamente difíceis de ser controladas. Mas os sapatos que Deus nos deu representam a motivação para seguir proclamando a verdadeira paz que está disponível em Deus, e somente Nele. Essas são as boas novas que todos precisam ouvir.

4° ESCUDO DA FÉ: O que vemos são os ataques de Satanás sob a forma de insultos, reveses e tentações. Mas o escudo da fé nos protege contra as setas inflamadas e invisíveis do diabo. Sob a perspectiva divina, tornamo-nos capazes de enxergar além das nossas circunstâncias e saber que a suprema vitória é nossa.

5° CAPACETE DA SALVAÇÃO: Satanás deseja que tenhamos dúvidas a respeito de Deus, de Jesus e da salvação. O capacete protege as nossas mentes para que não tenhamos dúvidas em relação à obra que Deus realizou para nós: A nossa salvação.

6° ESPADA DO ESPÍRITO- A PALAVRA DE DEUS: A espada é a única arma de ataque nesta descrição da armadura divina. Existem momentos em que precisamos de tomar uma atitude ofensiva contra Satanás. Quando somos tentados, precisamos confiar na verdade, que é a Verdade de Deus - A Sua Palavra.

          E agora, como receber essa armadura? Através da oração, é claro! Deus nos orienta a orar em todo o tempo (1 Tessalonicenses 5,17).
          É imprescidível que a criança reconheça que é necessário receber a salvação através de Jesus e, assim ter autoridade para reivindicar sua armadura diante de Deus.

(Você deve adaptar sua lição de acordo com a idade a que vai ser ministrada a lição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário