Parte do material aqui postado é retirado da internet, sempre que possível, colocarei os devidos créditos.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A Espada do Espírito - Culto 7


 "... e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” Ef 6:17




          Até então, todas as peças da sua armadura eram para sua defesa, sua proteção. Hoje vamos aprender a usar a arma mais poderosa do Universo: a espada do Espírito. Ela não é feita de nenhum material explosivo, não tem raio laser, nem luz brilhante, ou mesmo qualquer tipo de efeito especial, mas é muito mais eficaz contra o inferno do que todas as bombas nucleares que já foram inventadas até hoje ou qualquer arma dos super-heróis e bandidos que aparecem nos filmes e desenhos que, com certeza, você já assistiu. Ela é a própria Palavra de Deus.
          É isso mesmo! Não se espante. Não é brincadeira.
          Em Jeremias 23:29 o Senhor diz que a Sua Palavra é como martelo que esmiúça a rocha. Você já levou uma martelada no dedo? Multiplique isso por milhões e imagine o que o poder da Palavra de Deus pode fazer contra o inferno. E em Hebreus 4:12 diz que é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes e poderosa até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas e apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
          Arma poderosa essa, não é mesmo?
          Mas como podemos usá-la?
          Em primeiro lugar, precisamos conhecê-la. Um soldado, antes de aprender a atirar, deve primeiro conhecer a arma que vai usar. Para isso, o instrutor o ensina a montar e desmontar, a conhecer cada peça, como funciona, para que está ali e o que pode acontecer se ela falhar. Há muitas pessoas andando com Bíblia embaixo do braço, dentro do carro, guardando na estante, carregando na bolsa ou deixando aberta em cima da mesa (geralmente o Salmo 91), como se fosse um amuleto da sorte. Mas nem sequer abrem a Bíblia para lerem de vez em quando. Para conhecer a Palavra, é preciso ler, estudar, meditar diariamente. Salmo 1 diz que o homem que medita nessa Palavra dia e noite é bem-aventurado.
          Depois é preciso aprender a usá-la. É isso mesmo! Lembra quando Jesus estava no deserto e foi tentado por satanás? Em Mateus 4:1-11 encontramos Jesus no deserto, em jejum de 40 dias, quando satanás aparece para tentá-lo. 3 vezes satanás usou contra Jesus as suas armas e 3 vezes Jesus o venceu com o poder da palavra: Está escrito.
          O que Deus escreveu ninguém pode mudar e o inimigo sabe disso. Ele sabe que quando a espada do Espírito é liberada pela nossa boca ele não tem mais chance para nos vencer. E você? Sabe disso? Sabe que a sua boca é a maior arma contra o inferno quando se abre para declarar a Palavra? Pois se você não sabe, o diabo sabe, por isso procura sempre meios de fazer com que você não leia a Bíblia, ache chato, sem graça. E ás vezes, até os pais colaboram quando fazem da leitura da Palavra um castigo: Você está muito desobediente! Não vai ver televisão. Já para o quarto, de castigo, ler a Bíblia. Que desperdício! Quanta munição jogada fora!
          Assim como um dia o Senhor colocou na boca de Jeremias as Suas palavras (Jr 1:4-10), assim também as colocará na sua, para que você, como um guerreiro do Senhor, possa usá-la adequadamente desfazendo as obras do inferno.
          E então, guerreiro? Vamos treinar? Vista a sua armadura, tomando o cinto da verdade, a couraça da justiça, as sandálias de evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação, e tome agora a sua espada para lutar contra inferno!